sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Santarém - 19 de Outubro de 2008

Na preparação para mais uma Maratona do Festival Bike de Santarém, convidei alguns amigos para pedalarem nos belos trilhos de Santarém e assim ficarem a conhecer o percurso dos 40 km’s.
De realçar o facto de o Filipe e o Agostinho terem respondido afirmativamente à chamada, coisa nunca vista, pois finalmente passaram a distância mítica de 60 km’s à volta de Mação da qual habitualmente nunca saem. Compreende-se, pois quem tem os Bandos à porta não precisa de ir para outras paragens para ter adrenalina à séria.


O nosso Velhinho na sua 1º aparição em Santarém

Presentes estiveram também o José Carlos, o José Pereira e o Sérgio, que por esta altura andavam com um andamento de campeões, embora apenas o José Pereira participasse na Maratona.
Do grupo de Santarém com quem costumo pedalar apenas esteve presente o Tiago Nunes.

A volta efectivamente começava mais ou menos ao km 15, na subida para Vila Nova da Babeca, infelizmente alcatroada pelo Presidente da Câmara de Santarém Sr. Moita Flores, que a um ano das eleições resolveu começar a colocar macadame em tudo o que é estradão de terra batida no concelho.
Depois da passagem pela A15, nova subida, junto à Pista de Motocross da Moçarria, sendo que nesta altura o Filipe e o Agostinho apenas perguntavam onde estavam as subidas, pois estão muito mal habituados.
Esta fase do percurso é para mim a mais interessante, com a descida da Póvoa do Conde até à zona da Ribeira das Alcobertas, que para mim é das mais bonitas de toda a região.
Após a passagem da Ribeira tinha início aquela que é para mim a subida mais difícil de todo o percurso para os Casais Porto de Oliveira, sendo que nesta fase o José Pereira resolveu seguir sozinho num ritmo fortíssimo.
Após reagruparmos o grupo seguimos por uma descida espectacular, paralela à A15, que é feira a fundo, a cerca de 60 kms/h.

Do programa de festas constava ainda a subida à Azambujeira, com cerca de 700 metros, e que consiste em duas paredes praticamente seguidas, sem grande espaço de recuperação.
Nesta aldeia parámos para abastecimento e seguimos em direcção aos Casais do Paul.

O Sérgio e o Tiago na paragem para reabastecimento

Após a passagem pelos Casais do Paul, passámos no sigletrack de Almoster, que não constou do percurso da Maratona, mas que é um dos melhores de toda a região.
Finalmente dirigimo-nos para Santarém, que o Filipe e o Agostinho ainda tinham de regressar a Mação e já se começava a fazer tarde.

Sem comentários: