terça-feira, 14 de setembro de 2010

Passeio BTT Feira Mostra Mação - 3 de Julho 2010

No dia 3 de Julho o BTZ Mação participou, uma vez mais, na organização do Passeio de BTT da Feira Mostra de Mação, que foi levado a cabo pelo nosso membro Vítor e pela Associação de Chão de Codes.
Este ano optou-se por não efectuar um passeio nocturno, mas sim por um passeio do final da tarde, devido ao calor que previsivelmente se faria sentir.

Os atletas à saída de Mação
Após as formalidades e as palavras da organização (CM Mação e Associação de Chão de Codes) teve início o passeio, com cerca de 120 participantes.

O briefing antes da partida

O percurso inicialmente foi desenhado nas ruas de Mação, até à zona da Ponte pedonal sobre a Ribeira de Mação, sendo que o trilho finalmente fazia a sua aparição junto à zona Industrial de Mação e Pista de Autocross.

Os atletas da BTTrupe do Pereiro também marcaram presença
Nesta fase do percurso procurei seguir os primeiros atletas, até porque conhecia bem o percurso, dado que tinha sido eu a marcar esta primeira parte.

O atleta em perseguição da concorrência junto á Ribeira do Quadouro
A descida para a Ribeira do Coadouro teve direito a uma parte mais técnica, com umas pedras e um mini-singletrack, a levar-nos à estrada N3 (junto à Ponte do Quadouro).

O atleta no início do passeio, à saída do Mação

Após a passagem da N3 entrávamos na parte a subir do percurso que nos levaria até à Carregueira e depois até à Aboboreira, sempre em estradão largo. Nesta parte do percurso segui relativamente perto dos primeiros, dado que ia a sentir-me bem.
Numa das subidas para a Aboboreira comecei a ver um pouco mais à frente uns atletas da Jorbi Test Team, pelo que tentei aumentar o ritmo para colar a eles.
Após a Aboboreira o percurso continuava a subir, para a zona do Chão do Burro e depois para Chão de Codes, sem que conseguisse aproximar-me dos atletas que me precediam. Para trás também não via ninguém, pelo que segui a solo até ao Chão de Codes, onde estava o abastecimento.

Vítor, o grande responsável pela organização de mais este evento

Depois do abastecimento, nas novas instalações da Associação segui em ritmo acelerado para o Bando de Codes. No início da subida estava um dos atletas da Jorbi com problemas mecânicos, sendo que outro atleta que estava com ele seguiu uns metros mais à minha frente.
A subida do Bando de Codes este ano era mais curta, dado que não chegávamos a ir às eólicas. Apesar disso, dado o ritmo elevado a que ia, a subida tornou-se difícil, dado que ia com vontade de apanhar os 2 atletas que iam à minha frente.
Na zona da mítica Subida do Presunto finalmente colei aos 2 atletas da zona de Abrantes, que na parte mais a descer que se seguia iam num ritmo muito forte. Nesta parte resolvi seguir na roda, para recuperar do esforço da subida.


Se acham difícil controlar a bike só com uma pessoa em cima dela, imaginem com duas
Antes de seguirmos para a zona do Pereiro, um dos atletas de Abrantes atrasou-se pelo que tentei seguir na roda do outro, o que era difícil, dado que ele ia a rolar muito rápido. Mas lembrei-me das tareias que o Tiago Nunes me dava na estrada em terreno plano e lá fui aguentando.
Após a passagem no Alto do Pereiro, seguíamos para a pista de Aeromodelismo e depois para a zona do Vale Rato, onde se iniciava a última subida do dia, para a zona da Feira de Mação.
Foi um passeio agradável com cerca de 700 metros de desnível acumulado em cerca de 40 km's.

No final do passeio tivemos uma vez mais o jantar de porco no espeto, desta vez nas novíssimas instalações da Associação do Chão de Codes.
Mais informações e fotos em:

Sem comentários: