quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Mação - 28 de Agosto 2010 – O Salvamento de Tã-Tã

O dia 28 de Mação foi um dia histórico para o BTZ Mação, dado que nesse dia foi criado, mesmo sem sabermos, o BTZ Solidário.
Este departamento tem como objectivo potenciar o bem-estar da sociedade e das pessoas que a constituem, através da participação em projectos ligados à solidariedade e afins.

No alto do Bando de Santos I

Como primeira missão o BTZ foi incumbido de proceder ao salvamento do Tã-Tã.
Foi pedido ao nosso Presidente Antunes que procedesse ao salvamento dessa ilustre figura da prevenção de incêndios florestais, que se encontrava preso no alto da Serra do Bando de Santos, sem comida, que lhe permitisse enfrentar um turno adicional de vigia.

No alto do Bando de Santos II

Dado que nessa tarde o BTZ tinha combinado uma volta de btt, essa nobre missão seria assim integrada no percurso a efectuar.
Os membros presentes nesta arriscada missão foram o Chefe-de-Fila Filipe, o Orlando e eu.

No alto do Bando de Santos III
Dado que o objectivo era chegar rapidamente ao Posto de Vigia do Bando de Santos, seguimos por alcatrão até ao Castelo.
No final desta aldeia começamos a longa ascensão, primeiro em alcatrão e depois em trilho.

No alto do Bando de Santos IV

Como ainda estava algum calor, ou não estivéssemos em pleno Verão, tivemos de seguir com precaução para não correr o risco de colocar em causa a missão.
No entanto também sabíamos que tínhamos de ser rápidos, não fosse o Tã-Tã entrar em descompensação.

Uma vez chegados às imediações do Posto de Vigia ficámos algo confusos, dado que a primeira coisa que o Tã-Tã perguntou, foi se lhe tínhamos trazido tabaco.
Depois da desilusão tabagista, o Tã-Tã desceu uma geleira onde seriam colocados os víveres que o Orlando tinha transportado no seu camelbak.

Chefe de Fila Filipe, após o carregamento dos víveres na geleira

Com a recolha da geleira pelo Tã-Tã a nossa missão tinha sido concluída com sucesso, facto que foi saudado efusivamente por ele e por nós.

O Tã-Tã no alto da Torre de Vigia a recepcionar os mantimentos

Dado o peso do material transportado, o pneu de trás da bike do Orlando tinha perdido algum ar. Assim para garantir a segurança da descida, o Orlando teve de dar um pouco à bomba, pelo que após esse procedimento rumámos a Mação.

O Orlando a dar à bomba, o cansaço era tanto que até teve de se sentar

Como mensagem final gostava de deixar aqui o agradecimento aos responsáveis pelos postos de vigia e o dispositivo de combate a incêndios do concelho de Mação que neste Verão contribuiram para que não tivessem ocorrido incêndios que destruíssem as nossas florestas.

Sem comentários: