quarta-feira, 24 de junho de 2009

Rota da Água - Chão de Codes - 19 de Abril de 2009

Somethings never change…

Pelo 3º ano consecutivo participámos na Rota da Água organizada em Chão de Codes, pela respectiva Associação Recreativa e Cultural.
Aspecto da partida

O percurso deste ano prometia, dado que tínhamos pela frente e para cima o Bando de Codes, com um total de 1.200 metros de desnível acumulado em pouco mais de 40 quilómetros.

Chefe de Fila na fase inicial do percurso

O BTZ Mação esteve representado ao mais alto nível, com o Chefe de Fila, Velhinho, eu, Gonçalo e na sua estreia com a camisola do clube, o Fernando Silva.
Adicionalmente tivemos na versão mais curta do passeio a representação do futuro do BTZ, ou seja, os escalões de formação.
Chefe de fila e Velhinho no início do passeio
Após a partida seguimos por alcatrão até ao final da povoação onde iniciámos aquela que nos parecia ser a habitual subida ao Bando de Codes.
Os escalões de formação do BTZ à partida para o passeio. Vê se que quem sai aos seus......

No entanto após uma pequena descida, com imensos regos provocados pela água, onde o Velhinho resolveu cair, em vez de cortarmos à esquerda para o Bando, seguimos em frente. Ou seja, trocaram-nos as voltas e acabámos por regressar ao Chão de Codes, passando por alguns singletracks literalmente dentro de hortas.

Os escalões de formação em acção na 1ª subida

Nesta fase o Silva já ia no pelotão da frente seguindo mais atrás o Chefe de Fila com o Gonçalo. Como é habitual eu e o Velhinho seguíamos mais tranquilamente atrás do grupo da frente.

Silva no grupo da frente

Ainda antes de iniciarmos a subida para o Bando de Codes, eu e o Velhinho apanhámos o Chefe de Fila parado junto à Estrada Nacional 244, com um furo.

Gonçalo, nesta fase ainda em competição

Esse furo foi fatídico para a prestação da equipa, pois o Chefe de Fila acabou por perder bastante tempo, e o Gonçalo ficou sozinho, ou seja, um desastre à espera de acontecer.

Gonçalo fortíssimo à saída de Chão de Codes

A subida para o Bando de Codes este ano foi revista e aumentada, e tenho de dar os parabéns à organização, pois foi espectacular. Algumas partes desta subida eram desconhecidas, mas têm uma inclinação bastante significativa, acentuando o carácter selectivo da mesma.

Eu e o Velhinho a caminho do Bando de Codes

Já na parte alcatroada da subida deixei o Velhinho para trás, dado que estava a sentir-me bem e porque ele estava ainda meio engripado (não fosse ficar também doente).

O Chefe de Fila no Bando de Codes

Segui algum tempo com o Vítor Pereira, mas no final da subida acelerei e segui sozinho na descida tradicional para o lado do Chão de Codes e depois a meia encosta para o lado da Aldeia D’Eiras.
Algures nesta parte, o Gonçalo cumprindo a tradição perdeu-se. É preciso arranjar um GPS para ele.

Silva na primeira aparição com a camisola do BTZ e logo a mostrar serviço

A descida final foi também diferente dado que seguimos logo na direcção da Aboboreira, por um novo estradão que foi aberto neste Inverno.

Aspecto dos atletas à saída de Chão de Codes

A aproximação à Aboboreira acabou por não ser directa, dado que passámos na zona da cascata em sentido contrário ao que seria expectável.

Desta vez até eu tive direito a foto

Uma vez mais tivemos direito à escadaria da Aboboreira, um clássico, que alguns evitaram à má fila.

Houve quem descesse montado

Alguns ficaram preocupados com os €€€€€€€€ que a bike custou

O Velhinho apanhado pela organização

Seguimos depois na direcção do Casalinho, onde começou mais uma subida jeitosa, que nos levaria a descer vertiginosamente para o Cerro do Outeiro, que é outro clássico.
Foi espectacular descer novamente por aqueles caminhos de pedra, ainda por cima molhada e perigosa.

Aspecto da entrada no Cerro do Outeiro

Sr. Vítor no singletrack do Cerro do Outeiro

Sérgio Breites na parte mais complicada e perigosa do singletrack

Velhinho no meio do Cerro do Outeiro

Finalmente ainda tínhamos uma subida curta mas inclinada e uns km’s a meia encosta, antes de voltar ao alcatrão e chegar ao Chão de Codes, com mais uma incursão pedestre na escadaria da igreja.

Depois do banho veio o belo almoço.

Foi mais um passeio de qualidade no concelho de Mação levado a cabo pela Associação Recreativa e Cultural de Chão de Codes.
O percurso este ano apenas contemplou o Bando de Codes, mas foi muito bom, pois manteve algumas zonas espectaculares como o Cerro do Outeiro, e introduziu novas zonas como a ligação à Aboboreira e ao Casalinho.

O Velhinho sempre fortíssimo

Penso que falo em nome do resto do pessoal do BTZ Mação quando afirmo que para o ano lá estaremos novamente para mais uma edição da Rota da Água.

Fotos disponibilizadas pela organização, à qual agradecemos.