domingo, 17 de agosto de 2008

O Outro Montejunto - 15 de Agosto de 2008



No domingo passado o Nuno Lima lançou o desafio de voltarmos a Montejunto, mas desta vez com partida e chegada a Santarém.
Contudo à chegada ao habitual local de concentração o Nuno indicou que devido a constrangimentos familiares não poderia levar a cabo esse desafio.


Vista panorâmica de Casal de Vale de Ventos I

Efectuámos então um percurso com passagem por Tremês, Alcanede e Rio Maior.
Os falsos planos até Tremês e entre Alcanede e Rio Maior foram um calvário, pois o ritmo imposto na frente foi sempre forte.
Em Rio Maior o Nuno, o Bri, o Tiago e o João seguiram em direcção a Santarém, enquanto que eu e o Sérgio seguimos para as Marinhas de Rio Maior, para fazer o percurso alternativo.

A Cabra do Mato descaracterizada


O Percurso alternativo:

Vista panorâmica de Casal de Vale de Ventos II

Aqui começou o Outro Montejunto, pois subimos das Marinhas para o Alto da Serra, e descemos novamente para as Marinhas, seguindo em direcção a Alcobertas.
Foi um bom aquecimento para o que se seguiria, pois tivemos de ultrapassar algumas subidas. Uma coisa do tipo Serra da Ota.

Vista não panorâmica

Em Alcobertas começámos a primeira secção da longa subida do Montejunto, aliás, para o Casal do Vale de Ventos.
Os 2 km’s iniciais, até Casais Monizes, são demolidores, pois trata-se de uma rampa sempre a direito serra acima, onde até os carros sobem devagar.
Após os Casais Monizes, apesar de longa, cerca de 4 km’s, a subida torna-se muito mais suave e com algumas pequenas descidas onde é possível recuperar o fôlego.

Depois de uma pequena paragem para repouso e alimentação descemos em direcção à N1.
A partir daí o percurso foi essencialmente plano, e a um ritmo mais forte, principalmente porque o Sérgio está a andar muito, que permitiu aumentar a média para 26 km/h, o que para 130 km’s não está nada mau.

O Sérgio parece ter superado defnitivamente o Síndrome de Samora Correia


Conclusão:

O Sérgio está com um andamento fortíssimo, o Bri, o Nuno e eu que o digam, pois a subir e mesmo em plano era por vezes difícil acompanhá-lo. No regresso, entre Rio Maior e Santarém ainda fui algumas vezes às cordas.

A Serra dos Candeeiros tem algumas subidas interessantes, que são uma boa alternativa ao mítico Montejunto. Inclusivamente os atletas do triatlo do Centro de Alto Rendimento, quando estão em Rio Maior habitualmente treinam por ali.

Vista panorâmica de Casal de Vale de Ventos III

Sem comentários: