domingo, 6 de dezembro de 2009

Troféu Norte Alentejano - O Balanço possível

A participação do BTZ Mação no Troféu Norte Alentejano marcou a entrada do clube no Cross Country e em parte na “competição” de BTT.

A ideia partiu do Silva, que no Verão passado lançou a ideia numa das assembleias gerais clandestinas levadas a cabo pela cúpula dirigente do BTZ.

Logo de início a maioria do pessoal não demonstrou grande adesão a esta competição, pois as provas eram bastante curtas (cerca de 14 km’s), e um pouco longe de Mação.
Parece haver um limite nº de km’s a fazer por prova para que o pessoal se digne a sair de Mação.
Isso fez com que na maior parte das provas a representação do BTZ se tivesse limitado ao Silva e a mim.

O facto de não termos experiência no XC limitou o nosso desempenho, principalmente do Silva, que era o atleta de maior potencial, pois eu este ano andei literalmente a pastar a vaca o ano todo.
O desconhecimento do andamento da concorrência, da exigência técnica dos percursos, da exigência física das provas fez com que não pudéssemos efectuar uma preparação adequada.

O Troféu acabou por não ter provas muito uniformes, algo que me desiludiu um pouco, principalmente em termos de exigência técnica, pois estava à espera de percursos mais complicados.
Entre Avis e Monforte (Assumar) vai uma distância semelhante à de subir e descer o Bando.
Avis foi de longe a melhor prova, e um dos percursos mais espectaculares e exigentes que fiz em todos estes anos de btt. Só tive pena de lá ter chegado em tão má forma física.
Gavião foi também uma prova interessante, não só pelo percurso ter alguma dureza, com uma subida de quase 3km’s, mas principalmente por ter sido aquela em que o BTZ esteve presente com mais atletas.
O resto das provas em que participei, Assumar e Chança, foram menos interessantes e menos exigentes.

A minha opinião sobre o Troféu é positiva pois as provas acabam por ser divertidas, dado que vamos sempre a dar o máximo (dentro das limitações de andamento de cada um), sem a preocupação de faltarem muitos ou poucos km’s para o fim.

Este Troféu também me permitiu ficar a conhecer um pouco melhor o Silva, que foi um dos últimos atletas a chegar ao BTZ, mas é o que mais andamento evidencia neste momento.
De todas as conversas que tivemos fica a determinação com que ele encara os desafios. É um verdadeiro atleta de Mação.
Tenho pena é que ele tenha chegado tão tarde a esta modalidade, e também tenho pena do pessoal que para o ano competirem com ele em Veteranos B.

Apesar de tudo conseguimos algumas classificações dignas de relevo, dado que o Silva conseguiu uma 5ª posição geral no Troféu, no escalão Veteranos A da Promoção. Eu consegui obter um 17º lugar na mesma classe e o Filipe uma 36º posição (pois só foi à última prova).
Em Veterenos B o Almeida fez um 22º lugar no Troféu também porque apenas esteve na última prova.

PS: No dia em que faço este post, o Almeida completou a sua primeira maratona.
Desde já fica aqui o desafio a esse grande atleta para que nos relate essa grande aventura…

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns ao pessoal do BTZ pelas excelentes prestações no dito trofeu.

Canas, tenho a impressão de que no próximo ano vais arrebentar com o pessoal... com a nova bike para o asfalto!!


Abraço,
Sérgio Silva
(BTT Trilhos da Lezíria)

João Canas disse...

Obrigado.
O objectivo é não rebentar comigo.
Estou a ver que alguém anda a denunciar as minhas actividades aí para os lados de Samora....