quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Troféu Norte Alentejano - Chança - 30 de Agosto de 2009

O nosso primeiro XC

Foi no fim-de-semana que passou que o BTZ Mação se estreou em “competições” de XC. Reparem no facto histórico de a crónica estar a ser escrita apenas 4 dias após a realização do evento.
Há algum tempo que a ideia havia sido lançada pelo “Chefe” Silva, pelo que após alguns avanços e recuos, finalmente concretizámos o projecto de participar no Troféu Norte Alentejano.
No entanto a concretização resumiu-se a apenas 2 elementos: eu e o Silva, o resto do pessoal ficou em casa.
Aspecto da subida tecnicamente mais complicada

Chegámos cedo a Chança, contrariando a habitual tendência para chegar atrasados a todo o lado. Isso permitiu-nos tratar rapidamente das formalidades (confirmação da inscrição e levantamento do dorsal) e sem confusões.
Recebemos como “brinde” um polar, que naquele dia não daria jeito nenhum (pois o calor já se começava a fazer sentir), mas que no Inverno vai ser útil.

Depois fomos fazer o aquecimento e reconhecimento do percurso, o que se veio a revelar bastante importante, pois permitiu-nos conhecer os locais mais complicados da prova, e de ver qual a melhor abordagem para os superar.

O Silva, até a pé ia fortíssimo

O percurso era, na minha opinião, tecnicamente bastante fácil.
Tinha apenas 2 zonas um pouco mais complicadas e que em prova gerariam problemas, devido à aglomeração de pessoal. Eram 2 subidas, uma logo ao início com alguma pedra e outra mesmo no final, em que passávamos no leito de uma ribeira seca com alguma pedra.
Em termos de altimetria, era um sobe e desce constante, com poucas zonas totalmente planas. No entanto as subidas e descidas não eram muito pronunciadas, o que permitia manter um andamento forte (dentro das limitações de cada um).

Após um atraso que pode ser considerado significativo, motivado pelo pessoal que habitualmente chega tarde, lá foi feita a chamada para a partida, que desta vez foi feita por escalões, com cerca de 30 segundos de intervalo.O ano passado ao que parece as partidas eram feitas com todos os escalões ao mesmo tempo.
Tudo correu bem e parece-me que a alteração foi bastante positiva, com excepção de os comissários da Associação de Ciclismo de Santarém se terem esquecido de fazer a chamada do escalão júnior.
Para o pessoal desse escalão não teve piada nenhuma, mas demonstra o espírito desta “competição”.

A partida foi feita no centro da povoação, pelo que tivemos de percorrer cerca de 600 metros em alcatrão até entrar no trilho.
Essa ligação foi feita a fundo, pois as partidas ali são à morte. Mas não são apenas as partidas.

Tentei passar algum pessoal logo na partida, o que consegui, mas à entrada do trilho as coisas ficaram mais complicadas, pois era muita gente a querer passar no mesmo sítio ao mesmo tempo.
No início da primeira subida estava o Silva parado, às voltas com o pedaleiro, pois a corrente tinha saído. Fiquei preocupado, pois se o nosso “chefe de fila” estava com problemas, a performance da equipa poderia ficar comprometida (que eu estava fraquinho).

Depois na primeira zona técnica, tive de desmontar, pois algum pessoal que circulava à minha frente desmontou. Pouco depois passou o Silva por mim, fortíssimo.

O pó, devido ao grande aglomerado de pessoal era o maior problema nas descidas, dado que a visibilidade nalgumas zonas era um bocado reduzida.

Na subida mais longa, com cerca de 300 metros, tentei forçar um bocado o andamento para passar mais algum pessoal e tenta ganhar uma boa posição para a descida que se seguiria.
Depois do abastecimento líquido proporcionado pela organização, começava a tal descida, que permitia várias trajectórias, mas em que algumas incluíam umas pedras um bocado perigosas.
No final da descida passávamos ao lado de uma charca e numa pequeníssima descida que nos permitia ganhar velocidade para fazer um salto porreiro.
A seguir a esse salto era quase sempre a abrir, com uma pequena subida e um estradão plano até entrarmos numa nova descida, que no final tinha mais um salto.

Seguíamos num bocado plano no meio de muros (a fazer lembrar Marvão) e depois nova descida para a tal Ribeira.
A descida era porreira e a subida final começava com umas pedras que aparentemente deram que fazer a muita gente, pois muitos desmontavam. Na primeira volta também desmontei, devido ao resto do pessoal (como provam as fotos). Na segunda volta já consegui fazer aquela parte montado na bike, mas o fotógrafo já não estava lá (azar!!).

Depois era sempre a subir até à meta, onde passei algum pessoal.

Na segunda volta mantive a minha posição relativa, pois não fui ultrapassado por muito pessoal, mas também não ultrapassei muita gente, e mantive o ritmo da 1ª volta.

Quando cheguei ao final pensei, que afinal era bom serem apenas 2 voltas, que aquele ritmo não aguentava outra volta.

O Silva em termos classificativos esteve bastante bem, dado que alcançou o 10º lugar na nossa classe.
Assim vale a pena...
Eu tive uma prestação mais modesta, com a 22ª posição, que já não foi nada má, dada a minha completa desadaptação a este tipo de prova.

Após a prova ainda fizemos uma volta de alcatrão para retorno à calma que teve como momento alto uma paragem junto a uma figueira para reabastecimento.
Desta forma evitámos a confusão na zona de banhos, pois apenas existiam 2 chuveiros disponíveis.

Ainda vimos a partida dos federados, que na fase inicial iam mesmo muito fortes, mas nas voltas seguintes verificámos que já iam mais devagar.
Penso que o calor que se fazia sentir deve ter contribuído para isso, para mais os atrasos nas partidas levaram a que a os federados tivessem o privilégio de competir à hora de maior calor.

Como o feedback que tínhamos dos almoços do ano passado era negativo optámos por não almoçar em Chança. É que em Mação já sabíamos com o que contar.

A 13 de Setembro haverá mais uma prova do Troféu Norte Alentejano, onde esperamos estar presentes, e desta vez com uma participação mais representativa do BTZ Mação.

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito Bem Sr Canas...dia 13 estamos lá

Silva

Anónimo disse...

Tive a dar aqui um vista de olhos no blog e esta muito porreiro...Dia 10 aparecam no Gaviao...Ate ja eu apareco na subida da ribeira (200).