segunda-feira, 11 de maio de 2009

Maratona Alpiarça - 1 de Março de 2009


Este ano a Maratona dos Águias de Alpiarça passou de Maio para Março.
Isso até acabou por ser positivo, pois assim passou a constar do calendário de preparação para o Portalegre, mas fez com que este ano não estivessem presentes algumas das estrelas do BTT Nacional, como o Marco Sousa, João Marinho e José Silva.


João Almeida na subida mais interessante do percurso

A Maratona tinha de cerca de 90km’s com um acumulado não muito significativo, adequado para a altura do ano.
O percurso mantinha a lógica de fazer duas voltas a um circuito com cerca de 40 km’s, mas tinha algumas alterações face ao passado. O meu desconhecimento de algumas das zonas onde passámos acabou por ter um impacto negativo na minha prestação.

O grupo de pessoal presente era o João Almeida, o Nuno Lima, o Tiago Nunes, o João Nunes e eu.
A partida foi feita junto à sede dos Águias de Alpiarça, seguindo depois por alcatrão até à partida efectiva, no Casalinho, quando finalmente entrámos no trilho.

O percurso por ser rápido permitia rolar rápido, sendo que rapidamente fiquei para trás em relação ao resto do pessoal, que saíram fortíssimo.

João Almeida posando para a foto

Por volta dos 20 km’s consegui apanhar os irmãos Nunes e o João Almeida, que iam num bom ritmo.
Numa das subidas mais complicadas do percurso, logo a seguir ao 1º abastecimento, passei pelo o Nuno Lima que tinha tido um furo, que o levaria mais à frente a optar por fazer apenas a Meia Maratona.
Nessa subida fiquei com o João Almeida e com um miúdo de Alpiarça, praticante de Triatlo e que apenas tem 16 anos. Seguimos juntos na zona mais plana do percurso na zona da Vale da Lama, sempre a bom ritmo.Para evitar a passagem de um areal enorme (quase que parece uma praia e feito a descer é espectacular) a organização alterou o percurso do ano anterior, passando numa subida mais fácil em termos de piso, mas com maior inclinação.
Nessa subida fiquei sozinho com o triatleta. O miúdo resolveu adoptar a postura de sombra, pois seguiu durante cerca de 30 km’s na roda.

Eu e o Triatleta, o miúdo tem futuro e não me estou a referir a mim

Na parte final do percurso resolvi tentar aumentar o ritmo, e na última subida o miúdo ficou para trás. Ele devia começar a fazer uns treinos nos Bandos.
No entanto a ligação para a zona de chegada era desconhecida para mim, pelo que cometi um erro num cruzamento, pois as marcações eram um bocado duvidosas. Como consequência fui ultrapassado por algum pessoal, incluindo o miúdo do triatlo, mas principalmente por uma miúda de 13 anos, também triatleta de Alpiarça.
Foi um bocado triste ser passado por pessoal que tem metade da minha idade, mas nota-se que eles têm treino a sério.

Em termos de classificação as coisas até nem correram mal e o João Almeida e o Tiago chegaram logo a seguir a mim. O João Nunes tinha também optado pela Meia-Maratona.

Sem comentários: