quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

26 de Dezembro 2008 - Raposa


Nestas mini férias de Natal a actividade de btt não cessou.
Assim e à semelhança de outros dias, efectuei com o pessoal de Santarém (tanta vez negligenciado nestas crónicas) mais uma volta na zona das Fazendas de Almeirim.
Esta é a única zona na região de Santarém que durante o Inverno não tem lama ou barro. Na nossa margem do Tejo, o terreno fica bastante enlameado, com algumas partes de barro que são terríveis, pois desgastam o material e dificultam muitíssimo a progressão.

Desta vez o percurso começou na Raposa, poupando assim cerca de 15 km’s de alcatrão. Para compensar estava um nevoeiro cerrado e uma temperatura a rondar os 0 graus.
O pequeno pelotão saiu em direcção ao alto das Fazendas de Almeirim, com uma subida de cerca de 4 km’s, relativamente suave, que permitiu sair do nevoeiro e aquecer (que pelo esforço físico, quer pelo sol).
Seguimos depois para o Laranjal, local obrigatório de abastecimento de vitamina C, tão do agrado do Tiago, que desta vez estava ausente.

Nuno Lima e João Nunes no "Laranjal"


Uma das partes preferidas do percurso é descida para o Vale da Lama, que é muito rápida, com areia, compacta nesta altura do ano, permitindo atingir velocidades altas.

O início do regresso à Raposa foi marcado por uma subida muito inclinada, curta e com piso irregular, que dificulta muito a nossa tarefa, mas que é um desafio interessante.

João Nunes, na subida mais complicado do percurso

O percurso de regresso foi marcado por alguns problemas técnicos, que incluíram uma corrente partida numa subida mais inclinada.

Sem comentários: